Venda de consórcios aumenta em Divinópolis-MG

Em 2012, o sistema de consórcios completa 50 anos no Brasil e o presidente da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), Fabiano Lopes, divulgou com exclusividade em Divinópolis, no Centro-Oeste, os dados que apontam o crescimento de 21% no mercado dos consórcios. No Brasil são 200 empresas de consórcios, 15 deles estão no Centro-Oeste e nove em Divinópolis, afirmou o presidente.

Com a alta significativa de 21% no mercado, as concessionárias comemoram. Pela alta da taxa de juros das financeiras as pessoas migraram para o consórcio, setor que é isento dos juros. Com os financiamentos, o cliente saía com o carro na hora, mas os juros eram altos. No consórcio, o cliente precisa ser contemplado, ou seja, ele não sai com o carro na hora, mas estará completamente isento dos juros, ficando apenas com as taxas de administração, disse o dono de uma concessionária, Alexandre Andrade.
 
Esse aumento da adesão dos brasileiros aos consórcios rendeu ao setor R$ 76 bilhões. O PIB brasileiro vem crescendo e consequentemente pode ser associado ao acesso das classes C e D ao consumo, disse o economista, Paulo César Pereira.
 
Segundo o presidente da Abac, o crescimento atinge diretamente o setor de automóveis. Tivemos um crescimento de 35% nesse ramo de mercado, as concessionárias estão realmente comemorando esse crescimento. Porém, o mercado do consórcio cresceu e com eles outras modalidades como a saúde e estética. As mulheres são responsáveis pelo crescimento de 17%, com consórcios de cirurgias plásticas, disse Fabiano.
 
De acordo com a gerente de uma concessionária em Divinópolis, Maria Tereza Coutinho, cerca de 40% das pessoas na cidade que adquirem o serviço e terminam de pagar, entram em outro consórcio. “São pessoas que ficam satisfeitas com o plano e novamente querem adquirirem outros produto, comentou a gerente.

O representante comercial Flávio Henrique comprou uma casa e um carro pelo consórcio e garante que está satisfeito. “Depois de várias prestações consegui comprar minha casa através do consórcio e eu estou muito feliz com isso. Como as pessoas não têm hábito de poupar, então o consórcio tem sido a melhor maneira para adquirir bens, além do mais não tem juros, disse o representante comercial.
 

Publicado em: