Vendas de consórcio aumentam em novembro apesar da crise

Enquanto a crise passou a afetar fortemente, a partir de outubro de 2008, a venda financiada de veículos, o setor de consórcios era favorecido com aumento da demanda por esse tipo de pagamento. Dados divulgados hoje mostram que em novembro houve aumento de 4,6% no total de participantes de consórcio, que passou para 3,6 milhões, ante os 3,45 milhões registrados um ano antes.

No acumulado de janeiro a novembro o setor teve uma alta de 4,4% na venda de cotas, que chegaram a 1,62 milhão. Neste mesmo período, as contemplações cresceram 2,3%, para 739,5 mil de janeiro a novembro de 2008. Considerando apenas o setor de veículos automotores, a alta de novos consorciados foi de 8,9% no acumulado de 11 meses de 2008, com 1,33 milhão de cotas novas vendidas.

Segundo avaliação da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), responsável pelo levantamento, a crise acabou beneficiando o sistema de consórcios devido à redução das aprovações de cadastro para financiamentos.

O segmento de veículos leves e utilitários tiveram o melhor desempenho no acumulado dos primeiros onze meses do ano, com aumento de 12,6% de novos consorciados, que somaram 277,3 mil no final de novembro de 2008.

Publicado em: