Comercialização ultrapassou 1,5 milhão no acumulado no ano.
Volume de negócios também aumentou, chegando a R$ 47,1 bilhões.
A venda de cotas de consórcios atingiu 1,5 milhão de janeiro a julho deste ano, registrando alta de 27,1% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo informou, nesta segunda-feira (12), a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (Abac).
O setor de veículos leves (automóveis, utilitários e camionetas) liderou o aumento. Nos sete primeiros meses, foram comercializadas 484,1 mil novas cotas. Considerando os mesmos meses de 2010, o crescimento verificado foi de 57,2%.
No setor de veículos pesados (caminhões, máquinas agrícolas e implementos), a alta nas vendas foi de 32,6%. O volume subiu de 24,8 mil (janeiro a julho de 2010) para 32,9 mil (de janeiro a julho de 2011). Também nos consórcios de motos houve expansão: de 666,6 mil para 799,3 mil, alta de 19,9%.
A evolução das vendas também foi verificada no setor de imóveis, cuja alta observada nas vendas de novas cotas foi de 14,5% (de 128,1 mil para 146,7 mil neste ano).
Segundo a Abac, os consórcios de serviços registraram aumento de 233% (de 2.793 para 9.300). No entanto, a associação atribui o aumento expressivo ao fato de ter sido "criado há pouco mais de dois anos e ainda ter uma base relativamente pequena".
No período analisado, o volume de negócios também cresceu, chegando a R$ 47,1 bilhões, aumento de 40,2% sobre os R$ 33,6 bilhões registrados no mesmo período de 2010.
Quanto aos participantes, em julho, os ativos ultrapassaram 4,35 milhões, quantidade 10,7% maior que os 3,93 milhões de um ano antes. As contemplações acumuladas no período também apresentaram crescimento (de 562,5 mil para 618,8 mil), de 10%.
"O recorde nas vendas de novas cotas confirma a tendência de o consumidor analisar e comparar o consórcio com outros mecanismos de concessão de crédito disponíveis no mercado”, diz Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da Abac.