Vendas de cotas para veículos crescem 0,6% no 1º bi

As vendas de cotas de consórcios para aquisição de veículos no primeiro bimestre manteve o mesmo ritmo observado em igual período de 2011. Segundo dados divulgados nesta quinta-feira, 29, pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), os brasileiros compraram 349,9 mil cotas no período, o que representou pequena elevação de 0,6%. Este grupo encerrou fevereiro com pouco mais de 4 milhões de participantes ativos, aumento de 14% na mesma base de comparação. 

Nos dois primeiros meses do ano, 182,2 mil participantes foram contemplados com seus veículos. O grupo inclui cotas para a aquisição de automóveis, comerciais leves, veículos comerciais pesados, que inclui caminhões, ônibus, semirreboques, tratores e implementos, e motocicletas. 
 
No sistema geral de consórcios, que além de veículos engloba imóveis, eletroeletrônicos, outros bens duráveis e serviços, as vendas de cotas somaram 387 mil unidades no primeiro bimestre, queda de 2,5% na comparação com mesmo período do no passado. A ABAC atribui a desaceleração ao menor número de dias úteis de fevereiro devido ao feriado de carnaval e a outros compromissos financeiros que se concentram nesta época do ano, como pagamento de IPVA, IPTU, despesas escolares e gastos com férias. 
 

Publicado em: