Com pés leves e espaço interior de sobra, o Jetta representava tudo o que havia de bom na Volkswagen – pelo menos para os Estados Unidos. A Europa nunca “entendeu” o Jetta, enquanto modelos como o Golf e variantes tipo perua reinavam supremas.
Os americanos ainda tinham um carro excelente e útil que era divertido de dirigir. O que era de bom tamanho para a VW, que dependia das vendas robustas do Jetta para alimentar as crianças. E, ainda que o Jetta continue dominando as vendas da VW americana, ele não está dominando o suficiente. A Volkswagen diz que quer vender mais de 800 mil unidades por ano nos Estados Unidos até 2018, um número significativo para qualquer montadora.
Para atingir essa meta, eles tiveram que criar sua própria espécie de Toyota Corolla, trocando parte de seu charme europeu por acessibilidade. E, mesmo que a gente ame carros como o Phaeton, R32, e Touareg V10, eles não estão pagando as contas da VW. Lições do onipresente Fusca refrigerado a ar podem ser úteis aqui. Em sua forma mais básica, o Jetta S custa US$ 15.995 (cerca de R$ 27.200), posicionando-o logo abaixo de um carro da Toyota com equipamentos semelhantes.
A Volkswagen cobriu o interior com novos materiais que parecem ser menos luxuosos do que o modelo anterior, mas poucos vão notar isso. A nova cabine é uma boa obra, especialmente o esportivo volante de três raios. Talvez minha única queixa sejam os assentos. Aparentemente, eles foram desenhados para gente com traseiros bem grandes. De qualquer forma, entrar e sair do Jetta é uma moleza.
O Jetta 2011 estará disponível nos Estados Unidos em quatro níveis de acabamento – S, SE, SEL, e GLI. Como já foi dito, o Jetta S terá preço inicial de US$ 15.995 (cerca de R$ 27.200) com um motor 2.0, câmbio manual de cinco marchas, ar-condicionado, revestimento interior em tecido, ABS/ESP e rodas em aço de 15 polegadas. O SE recebe um motor 2.5, rodas de 16 polegadas ainda em aço, interior em couro artificial e um punhado de outros acessórios por um preço a partir de US$ 18.195 (cerca de R$ 30.950).