​Como funciona a carta de crédito no sistema de consórcio?

Mais do que vantagens e segurança, a carta de crédito facilita o processo de negociação. Entenda melhor como funciona!

A carta de crédito de um consórcio pode ser usada para adquirir terreno, casa, unidade comercial ou qualquer outro bem disponível nos planos apresentados pela sua administradora de consórcio. Esse documento corresponde ao valor escolhido no início da adesão, formado pelas parcelas mensais dos consorciado e de outros participantes do grupo, uma vez que o sistema de consórcio reúne pessoas físicas ou jurídicas com objetivos semelhantes de compra.

Entre as vantagens desse sistema de compra é a segurança, uma vez que a carta de crédito pode ser usada somente pelo solicitante. Como não se trata de uma transferência tradicional, mas de uma poupança que se formou aos poucos com os valores mensais investidos pelo próprio consorciado, não é necessário pagar as taxas e os impostos que seriam devidos. Portanto, o poder de compra estará sempre garantido.

Mais do que vantagens e segurança, a carta de crédito facilita o processo de negociação, já que pode ser usada de maneira muito parecida com o pagamento à vista. Dessa forma, é possível barganhar descontos e aproveitar as oportunidades. Quando usado, o bem deverá passar por vistoria técnica e aprovado pela administradora. Vale lembrar que a cota não poderá ter pendências financeiras.

Faça uma simulação de consórcio! Escolha o que você deseja comprar e simule um plano com o valor do crédito ou da parcela mensal. Ao avaliar todos os planos e parcelas disponíveis, faça a sua escolhe e programe a sua compra.

Publicado em: | Atualizado em: 16/02/2017